Ser multitarefa faz mal ao cérebro?

ser-multitarefa-faz-mal-ao-cerebro-supera-online

ser-multitarefa-faz-mal-ao-cerebro-supera-onlineVer tevê e jogar paciência no tablet ao mesmo tempo… Procurar a receita do bolo enquanto fala ao telefone com uma amiga… E você? Você é multitarefa com seus aparelhos eletrônicos: computador, televisão, smartphone, tablet?

Ser multitarefas descreve sempre de forma positiva as pessoas que são capazes de realizar várias coisas ao mesmo tempo. No entanto isso parece ser prejudicial ao cérebro quando se trata de usar várias mídias simultaneamente. Estudos anteriores já mostraram que se dedicar a atividades multitarefas está associado ao declínio do controle cognitivo e a desempenhos acadêmicos reduzidos, além de poder contribuir para depressão e ansiedade. Pesquisadores quiseram, mais recentemente, determinar se existem provas biológicas para esta tese.

As equipes da Graduate Medical School de Cingapura, da Universidade de Sussex e do University College de Londres observaram a densidade de massa cinzenta no cérebro de estudantes e profissionais universitários que faziam uso multitarefa de aparelhos eletrônicos. 75 voluntários toparam passar por um exame de imagem por ressonância magnética para que os cientistas estudassem o cérebro. Eles também responderam a dois questionários sobre uso de mídias e sobre diferentes elementos de sua personalidade como a extroversão.

As imagens obtidas mostraram que os participantes que praticavam multitarefas com frequência tinham um volume de massa cinzenta menor no nível do córtex cingulado anterior, na comparação com pessoas que utilizam apenas um terminal esporadicamente. O córtex cingulado anterior é uma área cerebral parecida com um colar, que fica na parte da frente do cérebro e em torno do corpo caloso (conjunto de fibras nervosas que ligam os dois hemisférios do cérebro). Ele está envolvido em uma série de processo tanto cognitivos (regulagem da atenção e da motivação, por exemplo) quanto afetivos, principalmente o controle das respostas emocionais.

Os cientistas encontraram então uma correlação entre o déficit de massa cinzenta e a atividade multitarefa, mas ainda não conseguiram estabelecer uma relação de causalidade. Pode ser que a multitarefa favoreça o declínio da massa cinzenta no córtex cingulado, mas o inverso também pode acontecer, pois pessoas que apresentam um déficit têm mais facilidade para este tipo de atividade.

Fonte: esta matéria foi traduzida do site original em francês Happy Neuron

 

Source : Loh KK, Kanai R (2014) Higher Media Multi-Tasking Activity Is Associated with Smaller Gray-Matter Density in the Anterior Cingulate Cortex. PLoS ONE 9(9): e106698. doi:10.1371/journal.pone.0106698

Deixe uma resposta