Carisma: você pode treinar seu tom de voz

carisma-voce-pode-treinar-seu-tom-de-voz-supera-online

carisma-voce-pode-treinar-seu-tom-de-voz-supera-onlineO carisma é a qualidade que faz de você uma pessoa confiável, respeitada ou até admirada quando fala. Ele se traduz por uma série de gestos e posturas. Mas o carisma se manifesta também na forma de falar, e acredita-se que algumas predisposições inatas influenciam nisso.

Segundo o cientista italiano Rosario Signorello, que estuda a fonética e a psicologia social na Universidade da Califórnia em Los Angeles, há dois aspectos que definem uma voz carismática: um é biológico e inato e outro é adquirido e ligado à língua e à cultura.

O componente biológico seria a capacidade que uma pessoa tem de mudar a frequência fundamental de sua voz; e isto pode ter um papel fundamental no carisma.

A frequência fundamental da voz corresponde ao número de ciclos de abertura das cordas vocais por segundo e é ela que determina a altura da voz (grave, média e aguda). Em um discurso, esta altura varia em permanência, é o que chamamos de entonação.

É portanto sobre o aspecto biológico que o pesquisador focou seu estudo. Ele isolou os parâmetros acústicos da voz, principalmente a frequência fundamental, a intensidade e a duração.

Desta forma, Signorello analisou cada um de seus parâmetros para determinar as melhores condições para um discurso simpático e agradável.

Os resultados de sua experiência mostram que, se uma pessoa é percebida como autoritária é porque a frequência fundamental de sua voz é em média baixa e sua entonação, normal.

Ao contrário, quando a entoação, a modulação da frequência fundamental da voz diminui, o interlocutor não a percebe mais como dominante, mas como benevolente, calma e amigável. As pessoas carismáticas, em geral, são notáveis, como podemos citar no Brasil Silvio Santos, Luciano Huck e Eduardo Suplicy!

 

Fonte: Este artigo foi traduzido do site Happy Neuron, a plataforma original de treinamento cerebral da Scientific Brain Training, com sede em Lyon, na França.

Signorello R. The biological function of fundamental frequency in leaders’ charismatic voices. In the 168th meeting of the Acoustical Society of America, 27-31 October 2014, Indian

Deixe uma resposta