Remédio natural contra a depressão: o esporte

remedio-depressao-esporte-supera online

remedio-depressao-esporte-supera onlineHá inúmeras razões para você praticar esportes. Manter a forma, perder peso e definir o abdômen são os motivos mais comuns. Porém, recentemente, o cérebro também apareceu entre os alvos do esporte graças a vários estudos que mostraram seus efeitos benéficos para o desempenho cognitivo. Uma nova pesquisa demonstrou um impacto positivo do esporte sobre a depressão. Sim, mas como? Qual é a relação entre o esporte e este transtorno mental?

No cérebro, os neurônios se comunicam entre si por intermédio de moléculas específicas chamadas neurotransmissores. Elas são liberadas por um neurônio emissor e agem sobre um neurônio adjacente, chamado receptor. Chamamos estas moléculas de noradrenalina, dopamina, serotonina e as encontramos em diferentes quantidades, de acordo com as regiões do cérebro e com os acontecimentos do dia a dia, no meio externo ou interno.

Quando uma pessoa está deprimida, a quantidade de alguns neurotransmissores, principalmente a serotonina, diminui. Assim, bloqueando a recaptura do neurotransmissor pelo neurônio emissor, os antidepressores aumentam a concentração de serotonina liberada e portanto ativa no cérebro.

A pesquisa, realizada por Mirko Wegner do Instituto de ciências do esporte da universidade de Berne em colaboração com a Medical School Hamburg (MSH) na Alemanha demonstrou que o esporte e a atividade física tinham os mesmos efeitos que os antidepressores, ou seja aumentavam a serotonina no cérebro. Para descobrir isso, os pesquisadores fizeram 37 meta análises, de um total de resultados de mais de 40.000 pessoas.

A depressão mata inúmeras células no sistema límbico, área central do cérebro envolvida nas emoções. Já a atividade física e o esporte, assim como os antidepressores, aumentam a taxa de serotonina sanguínea e favorecem o crescimento celular no nível do sistema límbico.

Estes resultados são animadores porque lançam luz sobre uma forma natural, econômica e sem efeitos secundários para lutar contra esta doença ou ao menos aliviar seus sintomas. Infelizmente, ainda não há informações sobre o tempo e a frequência da prática de esporte necessários para liquidar o problema.

A depressão caracteriza-se, entre outras coisas, pela perda de interesse e a desaceleração dos movimentos. Sendo assim, resta saber onde encontrar coragem e disposição para iniciar uma atividade física. Força!

 

Fonte: Esta matéria foi traduzida do site original do SUPERA Online, na França, Happy Neuron,

Deixe uma resposta