Ser mãe é uma questão de hormônios?

ser-mae-e-uma-questao-de-hormonios

ser-mae-e-uma-questao-de-hormoniosTraduzido por: Yann Walter

O Dia das Mães que se aproxima é uma excelente oportunidade para refletir sobre os aspectos científicos inerentes ao comportamento materno. Você acredita que tal comportamento, definido por um conjunto de atitudes e ações, pode ser estimulado pela injeção de um único hormônio no cérebro?

Neurocientistas do centro médico Langone, da Universidade de Nova York, estudaram o papel da ocitocina no comportamento materno, que envolve conceitos como proteção e carinho. A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo em situações como parto, aleitamento e diversas outras sensações como empatia ou orgasmo.

Felizmente (ou talvez infelizmente para alguns!), a lei proíbe que se injete qualquer substância em cérebros humanos.  Assim, os pesquisadores utilizaram ratos como cobaias, entre eles algumas fêmeas que já tinham dado à luz.

Os pesquisadores injetaram ocitocina no cérebro das ratas sem filhotes para observar o comportamento delas com a prole de outras fêmeas. Depois, tiraram filhotes de suas “casas” e colocaram-nos em outro lugar.

Ouvindo os gritos dos ratinhos deslocados, as ratas foram rapidamente até eles para levá-los de volta ao seu lugar, exatamente como teria feito sua verdadeira mãe. Esse comportamento perdurou, inclusive, até depois de os biólogos terem bloqueado os receptores de ocitocina no cérebro das fêmeas.

“Foi impressionante constatar como a injeção de ocitocina modificou o comportamento dos animais. De repente, as ratas que nunca haviam desenvolvido essa função social, puderam executá-la perfeitamente”, disse a doutora Bianca Marlin.

Nas ratas mães, os pesquisadores rastrearam o hormônio nas células nervosas com a ajuda de um anticorpo atado à molécula e visível com um microscópio, e observaram que a ocitocina controla o volume da informação social, que permite à mãe responder aos gritos de seus filhotes.

Os cientistas esperam que estes resultados permitam liberar a utilização da ocitocina nos tratamentos de ansiedade ou de estresses pós-traumáticos. Eles gostariam, inclusive, de ir além, examinando as condições naturais necessárias à secreção de ocitocina durante o parto.

Fonte: Marlin B.J., Mitre M., D’amour J.A., Chao M.V., Froemke R.C. Oxytocin enables maternal behaviour by balancing cortical inhibition. Nature. 2015 Apr 23;520(7548):499-504. doi: 10.1038/nature14402. Epub 2015 Apr 15.

Deixe uma resposta