O que você vê influencia na sua decisão

o-que-vc-ve-influencia-na-sua-decisao

o-que-vc-ve-influencia-na-sua-decisaoVocê treina seu cérebro para ser ágil e criativo em situações nas quais precisa tomar decisões?

Um trem vai atingir cinco pessoas que trabalham distraídas em uma ferrovia. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando cinco pessoas e matando uma?

Este é um famoso dilema moral para lustrar situações em que temos de tomar decisões que levam obrigatoriamente ao sacrifício de uma ou várias pessoas.

Você sabia que as respostas do cérebro podem variar, no momento de tomar decisões, de acordo com o que você está vendo?

Dilemas morais são amplamente utilizados em psicologia para estudar os critérios avaliados na hora em que o cérebro precisa tomar decisões. As respostas a estes dilemas dependem de vários fatores como os valores culturais ou pessoais, sua capacidade de pensar em boas soluções e também do tempo que tem para refletir.

Costuma-se dizer que o processo decisório envolve mecanismos racionais. Porém, estudos mostraram que a tomada de decisões também pode ser influenciada por estímulos sensoriais.

Cientistas conduziram uma pesquisa na qual pediram a participantes que respondessem a perguntas morais complicadas como “pode-se justificar um assassinato?”. Segundos antes de a pessoa responder, uma das duas respostas possíveis era exibida em uma tela. Os pesquisadores constataram que os participantes escolheram sistematicamente a resposta exibida.

“O processo que leva a uma decisão moral se reflete em nosso olhar. Quando tomamos uma decisão, o que os nossos olhos veem também afeta nossas escolhas”, disse Philip Parnamets, pesquisador em ciências do desenvolvimento cognitivo da Universidade de Lund e coautor do estudo.

Considerando esta conclusão, podemos olhar para nosso passado recente e perguntar que elementos afetaram as últimas decisões importantes que tomamos. O resultado desta pesquisa também nos mostra como pode ser fácil influenciar as escolhas alheias com estímulos visuais.

Então, antes de tomar decisões, consulte seu cérebro e perceba o que está vendo, perguntando-se de que forma estas imagens estão te influenciando. Você pode treinar seu cérebro para ter agilidade na tomada de decisões e também para ser criativo no momento em que precisa sair de situações embaraçosas e difíceis.

 

Artigo adaptado da Scientific Brain Training, centro de pesquisas em neurociência de Lyon, na França

Fonte: Pärnamets P., Johansson P., Hall L., Balkenius C., Spivey M.J., Richardson D.C. Biasing moral decisions by exploiting the dynamics of eye gaze. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2015; 201415250 doi: 10.1073/pnas.1415250112

Deixe uma resposta