Como o açúcar afeta o cérebro

Acucar_afeta_cerebro

A maioria das pessoas sabe que uma alta ingestão de açúcar pode afetar o corpo, causando vários problemas, entre eles a diabete e aobesidade. Mas o que acontece com o cérebro? Um estudo demonstrou justamente o efeito negativo que uma dieta de longo prazo rica em açúcar tem sobre o cérebro, ilustrando que o que comemos também afeta como pensamos.

O estudo foi feito em camundongos utilizando a frutose do milho, um açúcar muito comum em comidas calóricas industrializadas como refrigerantes e doces, mas também em papinha de nenê. Foi identificado que essa dieta rica em frutose desacelera o cérebro, afetando a memória e o aprendizado, já num prazo de 6 semanas. Mas os pesquisadores também descobriram uma forma de reduzir esse efeito com ômega-3.

Precisamos lembrar que a frutose de milho é um açúcar industrializado, utilizado como adoçante e conservante em comidas e bebidas. É diferente da frutose presente naturalmente em frutas, que possui uma baixa concentração de açúcar e é fonte de importantes vitaminas e antioxidantes.

No estudo, antes de iniciar a dieta, os camundongos foram treinados a sair de um labirinto que possuía vários caminhos, mas somente uma saída. Depois, por um período de seis semanas, os camundongos receberam uma dieta rica em açúcar, mas um grupo também recebeu uma suplementação de ômega-3. Após esse período, os pesquisadores avaliaram novamente a capacidade dos camundongos de saírem do labirinto.

Os camundongos que receberam a suplementação de ômega-3 navegavam pelo labirinto muito mais rápido que os que não receberam a suplementação. Além de mais lentos, esses outros camundongos apresentavam cérebros com declínio de atividade, cujos neurônios tinham dificuldade de se comunicar, afetando a capacidade de pensar claramente e lembrar a rota que haviam aprendido seis semanas antes.

Esse estudo mais uma vez demonstra a influência da alimentação sobre o desempenho do cérebro, reforçando a necessidade de uma dieta de baixa caloria e rica em ômega-3, como já abordamos em artigos anteriores. Então, comece desde já a mudar os seus hábitos alimentares para que os efeitos do treinamento cerebral, como o proporcionado pelo Cérebro Melhor, seja potencializado e você tenha uma melhor qualidade de vida.
Fonte:

Agrawal e Gomez-Pinilla, ‘Metabolic syndrome’ in the brain: deficiency in omega-3 fatty acid exacerbates dysfunctions in insulin receptor signalling and cognition, The Journal of Physiology, May 2012, vol. 590, pp. 2485-2499.

Deixe uma resposta