Você é um sonhador lúcido?

supera-online-voce-e-um-sonhador-lucido

supera-online-voce-e-um-sonhador-lucidoO sonho lúcido é um pouco como se você se transportasse para uma segunda vida, uma vida que você escolheu, uma vida na qual as regras físicas e sociais do mundo real não existem, ou então uma vida que estivesse totalmente sob seu controle. Pouquíssimas pessoas têm esta capacidade de se manter consciente enquanto dormem. Mas, então, o que é preciso par ser um sonhador lúcido?

Se você procurar na internet, vai encontrar muitas dicas para experimentar sonhos lúcidos, mas pesquisadores alemães afirmam que esta habilidade está relacionada à capacidade de introspecção.Antes de mais nada, vamos definir melhor o termo. O sonho lúcido é a capacidade de estar consciente de que estamos sonhando e, inclusive, de conseguir influenciar este sonho. É portanto sonhar sabendo que se está sonhando, o que aliás é o desejo de muita gente.

Imagine você podendo realizar e viver coisas improváveis como encontrar Brad Pit ou Penélope Cruz, tornar-se presidente da República, voar como um pássaro ou atravessar uma parede.

Cérebro e introspeção

A introspecção faz parte do domínio mais amplo da metacognição. É a capacidade que todo mundo tem de acessar suas operações mentais, ser consciente de seus próprios processos cognitivos. Por exemplo, você ser consciente de cálculos intermediários ao resolver a conta 28+14. Ou ainda, ser consciente das razões que desencadearam em você um determinado comportamento.

Duas equipes de neurocientistas do instituto Max Planck, uma em Berlim e outra em Munique, estudaram a estrutura cerebral das pessoas capazes de experimentar o sonho lúcido com frequência. Ao medir os volumes de massa cinzenta em determinadas regiões do cérebro, principalmente no córtex pré-frontal anterior, que desempenha um papel importante na capacidade de introspecção, eles constataram diferenças significativas entre os sonhadores lúcidos e não lúcidos. Eles ainda constataram um nível de atividade cerebral mais elevado nos sonhadores lúcidos enquanto realizavam testes de metacognição.

Agora, eles tentam determinar o que é a causa e o que é a consequência… Os sonhadores lúcidos conseguem esta proeza porque são dotados de uma capacidade maior de introspecção ou seria o contrário? Para descobrir, os pesquisadores vão treinar voluntários para terem sonhos lúcidos e medir, antes e depois, sua capacidade de introspecção. Agora, é só esperar o próximo estudo!

 

Este artigo foi traduzido do site Happy Neuron da Scientific Brain Training, por Letícia Maciel

Deixe uma resposta