A sábia memória dos bebês

artigo_sobre_memoria_a_sabia_memoria_dos_bebes

artigo_sobre_memoria_a_sabia_memoria_dos_bebesVocê está feliz, curtindo seu bebê recém-nascido. Você fala com ele, brinca e ele parece responder aos seus estímulos movimentando os braços e sorrindo. Mas você acha que só você vai conseguir se lembrar destes momentos privilegiados, porque o cérebro dele ainda não pode guardar lembranças na memória. Será que é isso mesmo?

Entre uma má ou uma boa lembrança, os bebês não hesitam. Os adultos precisam se esforçar para esquecer momentos ruins, já os bebês fazem isso automaticamente.  E se você está curioso para saber se seu filho vai lembrar os momentos que vocês passaram juntos, confira o resultado desta pesquisa:

Cientistas estudaram o comportamento de bebês de cinco meses. Nessa idade, é mais difícil para os cientistas realizarem pesquisas como esta, porque os pequenos não podem se expressar.

Mas os pesquisadores observaram desta vez a trajetória do olhar e o tempo de fixação do olhar em casa imagem. A experiência consistiu em mostrar aos bebês vídeos de pessoas falando em três entonações: uma muito carinhosa simpática, outra brava e a terceira, neutra.

Imediatamente depois eles mostravam uma figura geométrica, associada ao estímulo emocional. Para testar o grau de memorização, a figura geométrica era apresentava novamente, ao lado de uma nova figura, e esta cinco minutos mais tarde. E Finalmente, era apresentada novamente no dia seguinte.

Ao observar o movimento dos olhos alternando entre uma figura e outra, e sabendo que o tempo que ele ficava parado em uma figura refletia sua memorização, os pesquisadores viram que as formas associadas ao estímulo positivo (as pessoas simpáticas ao falar) tinham sido bem melhor retidas do que as associadas a estímulos negativos ou neutro.

O professor Brock Kirwan, coautor do estudo, afirma assim que o efeito positivo amplifica as funções de atenção e de alerta dos bebês.

“Realçando estas funções, aumentamos suas capacidades de memorizar as figuras geométricas.

 

Fonte: Este artigo foi traduzido do site original do SUPERAOnline, o Happy Neuron, desenvolvidos por neurocientistas do Scientific Brain Training de Lyon, na França

Deixe uma resposta