Treino cognitivo pode ajudar sobreviventes do câncer de mama

treinamento-cognitivo-pode-ajudar-cancer-de-mama

treinamento-cognitivo-pode-ajudar-cancer-de-mamaEstudos indicam que até uma parcela dos sobreviventes do câncer relatam dificuldades com concentração, memória e velocidade de raciocínio. Embora sutis, essas perdas de desempenho mental podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dessas pessoas.

Originalmente, acreditava-se que isto seria um efeito colateral da quimioterapia, mas as causas reais ainda não são claras, pois pessoas que nunca passaram por quimioterapia também relatam perdas cognitivas.

Independentemente da causa, essa mudança cognitiva associada ao câncer é um efeito inesperado, angustiante e prolongado, podendo durar de poucas semanas até vários anos, dependendo do indivíduo. Mas um estudo com sobreviventes do câncer de mama mostrou resultados promissores para o uso de treinamento cognitivo para melhorar os sintomas e, consequentemente, a qualidade de vida.

O propósito do estudo era fazer uma avaliação preliminar da eficácia, bem como da satisfação e aceitabilidade, de um treinamento de memória e velocidade de processamento. A eficácia do treinamento foi avaliada através do desempenho em testes neuropsicológicos objetivos de memória e velocidade de processamento. Também foi avaliado a percepção do desempenho cognitivo, o incômodo com os sintomas, a qualidade de vida, e a satisfação.

Um total de 82 participantes foi dividido em 3 grupos: um fez um treinamento de memória, outro de velocidade de processamento, e um outro serviu de grupo de controle (não participou de treinamento). O treinamento levou entre 6 e 8 semanas, onde os participantes realizaram 10 sessões de treinamento com 1 hora de duração. Todos foram avaliados antes do treinamento, logo após o treinamento e também 2 meses após o treinamento.

Os resultados indicaram que os dois tipos de treinamento melhoraram o desempenho dos participantes na função em que foram treinados, ou seja, quem treinou a memória, melhorou a memória, e quem treinou velocidade de processamento, melhorou a velocidade de treinamento. Até aí não há muita novidade, pois é basicamente o efeito da plasticidade do cérebro. Mas também verificou-se que quem treinou velocidade de processamento também teve uma melhora de desempenho na memória.

Os dois treinamentos também foram associados a melhoras na percepção do desempenho cognitivo, no incômodo com os sintomas e na qualidade de vida. Notas de satisfação e aceitabilidade também foram altas nos dois treinamentos.

A conclusão foi de que os dois treinamentos são promissores, pois resultaram em efeitos imediatos e duradouros. As descobertas desse estudo culminarão num outro estudo em larga escala para identificar um tratamento efetivo para o comprometimento cognitivo em sobreviventes de câncer de mama.

Enquanto esse novo estudo não é concluído e publicado, o programa de treinamento cognitivo oferecido pelo SUPERA Online pode ser um ótimo aliado para melhorar o desempenho cognitivo nas mais variadas funções: memória, atenção, raciocínio lógico, linguagem e visão espacial. Experimente!

Fonte: Diane Von Ah e outros, Advanced cognitive training for breast cancer survivors: a randomized controlled trial, Breast Cancer Research and Treatment, October 2012, Volume 135, Issue 3, pp. 799-809

Deixe uma resposta