Subir em árvores melhora as funções cognitivas

Subir-em-arvores-melhora-as-funcoes-cognitivas

Tente tocar seu nariz e fechar seus olhos ao mesmo tempo. Fácil, não é? O motivo pelo qual você consegue fazer isso é a propriocepção, também chamada de cinestesia, uma capacidade específica que nos permite perceber a posição das diversas partes de nosso corpo no espaço.

A propriocepção influencia nossas capacidades cognitivas, principalmente a memória de trabalho, ou memória de curto prazo. Esta é a conclusão de um estudo recente que demonstrou um aumento significativo da memória após exercícios específicos, como subir em árvores.

Subir-em-arvores-melhora-as-funcoes-cognitivasMesmo que você não tenha consciência disso, seu cérebro reconhece constantemente a posição de cada parte de seu corpo. É como um sexto sentido, salvo que, ao contrário dos outros cinco, este corresponde a uma percepção interna, e não externa, do organismo. A propriocepção funciona através de receptores localizados nos músculos e ligamentos e nos ajuda, entre outras coisas, a encontrar nosso equilíbrio.

Os pesquisadores Ross e Tracy Alloway, do departamento de psicologia da Universidade da Flórida, procuraram avaliar o efeito de atividades envolvendo propriocepção na memória de trabalho, que nos permite estocar e tratar temporariamente informações enquanto executamos uma ação.

O estudo foi realizado com voluntários de 18 a 59 anos. A memória de trabalho deles foi testada antes de uma série de atividades envolvendo propriocepção, como subir em árvores, se equilibrar em um galho, correr descalço ou passar por cima, por baixo e entre objetos diversos.

Após duas horas de atividades, a memória de trabalho dos voluntários foi testada novamente. Foi constatado, então, um aumento de 50%. Para os pesquisadores, este crescimento significativo se deve ao dinamismo das atividades propostas. Como as atividades realizadas envolveram constantes mudanças de ambiente, o cérebro teve que fazer frequentes atualizações de informação para se adaptar a estas mudanças. Para isso, o cérebro utiliza justamente a memória de trabalho. Ao contrário, atividades proprioceptivas estáticas, como yoga, não tiveram os mesmos efeitos.

“Os resultados do estudo sugerem que ao efetuar atividades que nos fazem refletir, podemos treinar nosso cérebro tão bem quanto nosso corpo”, afirmou Ross Alloway. “Melhorar a memória de trabalho pode ter efeitos positivos em muitos aspectos de nossa vida, e é interessante saber que as atividades proprioceptivas podem fazer isso em tão pouco tempo”, acrescentou Tracy Alloway.

Fonte : Alloway R.G., Alloway T.P. The Working Memory Benefits of Proprioceptively Demanding Training: a Pilot Study 1,2. Perceptual and Motor Skills, 2015; 120 (3): 766 DOI:10.2466/22.PMS.120v18x1

Traduzido por Yann Walter

Deixe uma resposta