Quando a ficção científica se torna realidade

quando-a-ficcao-cientifica-se-torna-realidade

Imagine o seguinte cenário: duas pessoas, instaladas em dois quartos diferentes, têm de trabalhar juntas para prevenir a destruição de uma cidade por dezenas de mísseis, sendo que o único meio de comunicação entre elas é uma interface cérebro-cérebro. Difícil, não é? Pois uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington comprovou que é possível.

A interface cérebro-cérebro (BBI, na sigla em inglês) combina a eletroencefalografia (EEG), para registrar os sinais emitidos pelo cérebro, com a estimulação magnética transcraniana (TMS), para liberar a informação para outro cérebro. Para ilustrar seu método, os cientistas recorreram a uma atividade visomotora, com duas pessoas jogando juntas e comunicando entre elas por meio de uma interface. O objetivo do jogo era defender uma cidade de dezenas de mísseis disparados por um navio pirata. Três duplas diferentes, formadas por pessoas de 21 a 38 anos, participaram da experiência, que teve duração de três meses.

Nos três casos, a interface cérebro-cérebro detectou a imagem motora nos sinais emitidos pelo cérebro da primeira pessoa e transferiu esta informação para a área do córtex motor da segunda pessoa, permitindo à primeira ‘provocar’ a resposta da segunda. Ou seja, os resultados mostraram que informações extraídas de um cérebro graças à EEG podem ser transmitidas a outro cérebro por meio da TMS.

Com os resultados do estudo em mãos, os pesquisadores destacaram três grandes fatos: 1. A tecnologia atual permite desenvolver ferramentas para transmitir, ainda que de forma rudimentar, informações de um cérebro humano para outro cérebro humano; 2. As tecnologias não invasivas têm maior potencial de aplicabilidade que os dispositivos invasivos e poderiam ser utilizadas para desenvolver as interfaces cérebro-cérebro; e 3. É urgente acelerar o debate sobre os aspectos éticos e morais relacionados às BBI, cujas capacidades poderão no futuro ir muito além de uma simples transmissão de informações.

Fonte : Rao RPN, Stocco A, Bryan M, Sarma D, Youngquist TM, Wu J, et al. (2014) A Direct Brain-to-Brain Interface in Humans. PLoS ONE 9(11): e111332. doi:10.1371/journal.pone.0111332

Tradução: Yann Walter

Deixe uma resposta