Posição durante o sono favorece limpeza do cérebro

posicao-durante-o-sono-favorece-limpeza-do-cerebro...

Estudos conduzidos em 2012 e 2013 demonstraram a existência de um sistema específico de limpeza do cérebro que funciona melhor durante o sono. Usando esses estudos como base, pesquisadores buscaram determinar qual é a posição corporal ideal para favorecer o sistema de eliminação de resíduos cerebrais.

As pesquisas iniciadas em 2012 por uma equipe de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, permitiram descobrir o sistema glinfático, responsável pela limpeza do cérebro. Os resíduos produzidos pelos neurônios são levados para o líquido cefalorraquidiano e eliminados através do sistema venoso. Este tratamento dos resíduos é indispensável para o bom funcionamento do cérebro. Os pesquisadores também descobriram que o sistema glinfático é muito mais ativo durante o sono.

Os novos estudos realizados, publicados no Journal of Neuroscience, revelaram que a posição do corpo durante o sono pode afetar a eficiência do processo de limpeza cerebral.

Os cientistas conduziram uma experiência com três grupos de ratos, que foram anestesiados e colocados para dormir em posição dorsal, lateral e em decúbito ventral (de bruços). Foi utilizada a técnica de ressonância magnética (IRM) para examinar os cérebros dos ratos, com foco em quatro áreas específicas: o hipocampo (memorização), o cerebelo (controle dos movimentos), o mesencéfalo (visão e audição) e o córtex órbito-frontal (decisões).

Os resultados foram claros: em todas as áreas, a limpeza mais eficiente foi observada nos ratos que dormiram em posição lateral.

Ainda é cedo, porém, para confirmar que as conclusões destas pesquisas são aplicáveis aos humanos. “As inconsciências de um rato anestesiado e de um rato que está dormindo são um pouco diferentes. Além disso, sabemos que a maioria das pessoas mudam várias vezes de posição enquanto dormem, o que também pode afetar o processo de limpeza dos resíduos cerebrais”, disse Helene Beneviste, da Universidade Stony Brook.

Fonte : H. Lee, L. Xie, M. Yu, H. Kang, T. Feng, R. Deane, J. Logan, M. Nedergaard, H. Benveniste, The effect of body posture on brain glymphatic transport, in Journal of Neuroscience, août 2015

 

Traduzido por Yann Walter

Deixe uma resposta