Imaginação ajuda a melhorar desempenho

imaginacao-ajuda-a-melhorar-desempenho

imaginacao-ajuda-a-melhorar-desempenhoNada melhor do que a prática para aumentar o desempenho, sobretudo quando se trata de atividades esportivas. Afinal, o que pode ser mais eficiente do que a repetição exaustiva de ações e movimentos? Para alguns cientistas, porém, a resposta é a visualização mental. Ou seja, um goleiro que imaginaria as diversas formas como a bola poderia chegar até ele teria um melhor desempenho no momento de fazer sua defesa.

“A ideia de que podemos potencializar nosso cérebro com exercícios está na moda, mas nossos trabalhos sugerem que o cérebro humano pode se beneficiar da mesma forma, ou até mais, imaginando a execução destes exercícios”, diz Geoffrey Woodman, coautor do estudo realizado no centro de pesquisa sobre a visão da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores elaboraram um trabalho de exploração por computador que exigia velocidade e concentração. Os participantes visualizaram uma série de imagens compostas de vários “C” orientados de formas distintas. Para cada imagem, eles tiveram que determinar o mais rápido possível se um alvo pré-definido – uma letra C vermelha ou verde com uma orientação específica – estava presente ou ausente. Nesse exercício, a prática e a imaginação foram testadas e comparadas: enquanto um grupo de participantes teve direito a um treino antes do teste, outro grupo foi orientado a visualizar o exercício mentalmente antes de executá-lo.

O segundo grupo obteve melhores resultados, o que, segundo os autores do estudo, mostra que a imaginação é mais eficiente que a prática por não envolver tantas interferências visuais – materializadas, no caso da pesquisa, pelas outras letras C. De fato, durante a prática, estes elementos intrusivos deixam rastros na memória que afetam o desempenho na tentativa seguinte. Ao contrário, a imaginação, ao focar exclusivamente no alvo, permite limitar essas interferências visuais.

Fonte : Reinhart R.M., McClenahan L. J., Woodman G.F. Visualizing Trumps Vision in Training Attention. Psychol Sci. 2015 May 11. pii: 0956797615577619.

Deixe uma resposta