Caminhar aumenta a criatividade

caminhar-aumenta-a-criatividade

caminhar-aumenta-a-criatividadeVocê já passou pela incômoda situação de encarar por horas a fio a tela do seu computador, sem qualquer inspiração para começar a escrever o relatório ou a redação que você tem que entregar no dia seguinte? Pois da próxima vez que isso acontecer, saia de casa e caminhe por alguns minutos!

Todos já sabem dos benefícios que o esporte traz para o cérebro, mas poucos estão cientes de que uma simples caminhada também pode impulsionar as capacidades do cérebro e, principalmente, nossa criatividade. E não precisa ser uma caminhada esportiva. Passear tranquilamente, de forma relaxada e descontraída, já traz ótimos resultados.

Pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) procuraram demonstrar a utilidade da caminhada para o cérebro. Para isso, convidaram 176 voluntários e aplicaram dois testes de avaliação do pensamento criativo e realizaram quatro experiências.

O primeiro teste, o GAU (Guildford Alternates Uses Test, ou Utilizações Alternativas de Guildford), consiste em encontrar o máximo de utilizações incomuns possíveis para um objeto. Por exemplo, um botão pode ser usado como fechadura em uma casa de bonecas.

Já no segundo teste, o CRA (Compound Remote Associates, ou Teste das Associações Longínquas), o voluntário deve achar o ponto em comum entre três palavras distintas. Por exemplo, para o trio “preto/suíço/bolo”, a resposta seria “chocolate”.

Os pesquisadores utilizaram o GAU e o CRA em quatro situações diferentes. Na primeira, os voluntários responderam às perguntas dos dois testes sentados diante de uma parede branca e caminhando em uma esteira de frente para a mesma parede.

No GAU, 81% dos participantes deram respostas mais criativas quando caminhavam. Já no CRA, o aumento de criatividade se verificou em apenas 23% dos participantes.

Em seguida, os voluntários foram separados em três grupos. Um ficou sentado e depois caminhou, outro caminhou e depois ficou sentado e o terceiro ficou sentado duas vezes. Como na experiência anterior, foi comprovado um aumento da criatividade dos dois primeiros grupos durante a caminhada. E, o que é mais interessante: os participantes que começaram caminhando obtiveram melhores resultados, como um resíduo dos benefícios da caminhada.

Na terceira experiência, os pesquisadores confirmaram os resultados anteriores em um ambiente externo. Na quarta, eles buscaram dissociar os efeitos da caminhada e do ambiente externo apenas, que também é estimulante para o cérebro.

Para isso, foram criados quatro grupos. O primeiro ficou sentado na sala, o segundo caminhou na esteira na sala, o terceiro caminhou em ambiente externo e os integrantes do último grupo foram empurrados de cadeira de rodas, também em ambiente externo. Mais uma vez, a caminhada, tanto interna quanto externa, rendeu os melhores resultados. E a caminhada externa foi a mais estimulante para o cérebro.

“Estar em um ambiente externo apresenta diversos benefícios cognitivos, enquanto que caminhar traz uma vantagem muito específica ao aumentar a criatividade”, sintetizou a pesquisadora Marily Oppezo, responsável pela elaboração do estudo.

Source : Oppezzo M., Schwartz D.L. Give your ideas some legs: the positive effect of walking on creative thinking. J. Exp. Psychol. Learn Mem .Cogn. 2014 Jul;40(4):1142-52. doi: 10.1037/a0036577. Epub 2014 Apr 21z

Deixe uma resposta