Dicas para manter o cérebro em forma

Imagem 1

O doutor Bernard Croisile, neurologista e vice-presidente científico do SUPERA Online, na França, tem 7 dicas para sua saúde cerebral.

 

Movimente-se! Os estudos mostram que fazer exercícios regularmente reduz o risco de problemas cognitivos (como demência) e pode até levar ao surgimento de novas conexões neuronais no hipocampo, a área do cérebro ligada à memória. Não é preciso ser um superatleta para manter seu corpo e seu cérebro em forma. Mesmo um exercício moderado pode ajudá-lo a ter um cérebro acordado. Então, mexa-se!

 

Olhe para seu prato. Seu regime alimentar tem importância e pode ter uma influência positiva sobre seu espírito e seu corpo. Se a maioria das gorduras são nocivas, algumas como os ácidos graxos ômega 3 que encontramos no peixe são conhecidos por melhorar as funções cerebrais. A colina, uma vitamina B presente nos ovos, melhora a memória e reduz o cansaço. Outras vitaminas B melhoram o desempenho cerebral e pode até ajudá-lo a ficar de bom humor!

 

Mergulhe nos jogos. Como cada vez mais as pessoas sofrem de doenças como o Mal de Alzheimer e outras demências, o mercado dos jogos cerebrais ganha amplitude. Os estudos mostram que estas atividades estimulam o cérebro, ajudam a melhorar as funções cognitivas e retardam o envelhecimento cerebral. É importante praticar um treinamento equilibrado, que inclua todas as funções cognitivas. Graças ao Supera Online isto é possível, e com muita facilidade. Nossos jogos foram desenvolvidos com bases científicas, eles são lúdicos e eficazes. Graças a eles, você treina todas as suas funções cognitivas.

 

Boa noite! Você sabe que a falta de sono pode causar estado de fadiga mental, dificultando a concentração? Precisamos de sono para consolidar nossas memórias. Trabalhando com ratos, uma equipe de pesquisadores de Princeton descobriu que a falta de sono afeta o hipocampo dos animais, o centro de formação da memória. O funcionamento de um cérebro adulto precisa de 7 a 8 horas de sono por noite. Então, boa noite e boa fabricação de lembranças!

 

Converse! O tempo com os amigos, o que tecnicamente chamamos de interações sociais, ajuda a relaxar o cérebro, principalmente em idade avançada. Segundo a principal associação de aposentados dos Estados Unidos, que realizou um estudo com mais de 116.000 participantes, as pessoas com redes sociais expandidas e sólidas sofrem menos de declínio cerebral, levam vidas mais ativas e sofrem menos, inclusive psicologicamente. Relacionar-se é muito importante, principalmente quando a gente envelhece e fica cada vez mais sozinho. Tomar um café com um amigo e se encontrar em um clube, ou associação, pode ajudar a tornar a vida leve e até mais longa!

 

Vibre ao som da música! A música pode melhorar seu desempenho cerebral, fazendo você se sentir mais relaxado e estimulando seu estado de espírito. Atividades relacionadas, como histórias cantadas, têm o mesmo efeito. Aprender a tocar um instrumento é também uma forma privilegiada de manter o espírito ativo, independentemente da sua idade ou da sua vivência.

 

Seja otimista! O pensamento positivo melhora a saúde do cérebro no longo prazo e pode ter efeitos benéficos para sua capacidade de gerar informações. Um estudo publicado em 2007 provou que as pessoas que experimentam emoções positivas têm riscos 60% menores de desenvolver problemas cognitivos leves. Em paralelo, um outro estudo mostrou que os adultos na terceira idade com um nível de estresse crônico eram melhores nos testes de memória.

Deixe uma resposta