Anomalia cerebral causa superposição de sentidos

Anomalia-cerebral-causa-superposicao-de-sentidos-395x266

Anomalia-cerebral-causa-superposicao-de-sentidos-395x266Você consegue ver um som, provar uma cor ou ouvir um odor? Se a resposta é sim, você integra o seleto grupo das pessoas que possuem capacidades sinestésicas.

A sinestesia é um fenômeno neurológico que atinge aproximadamente 1% da população mundial e que tem como principal característica a associação de dois ou mais sentidos. A maioria associa espontaneamente uma letra ou um número a uma cor, mas a sinestesia apresenta uma infinidade de casos diferentes. Essas associações são involuntárias e duradouras. Assim, uma pessoa com sinestesia sempre associará, por exemplo, a letra A com a cor vermelha.

“Para algumas pessoas, os odores têm formatos. Por exemplo, o cheiro do ar é retangular e o do café se parece com uma nuvem de espuma”, disse a médica Stephanie Goodhew, do departamento de psicologia da Universidade Nacional da Austrália.

Goodhew e seus colegas compararam o cérebro de pessoas com capacidades sinestésicas e o de pessoas normais durante um trabalho de associação de palavras. O trabalho consistia em determinar em que medida os dois grupos associavam duas palavras. Algumas destas palavras tinham ligação semântica, como médico e enfermeiro, e outras eram desconexas, como médico e mesa. E ao contrário do que eles esperavam, o primeiro grupo associou mais as palavras semanticamente ligadas do que o segundo, independentemente do tipo de sinestesia de seus integrantes.

Na opinião dos pesquisadores, esses resultados comprovam a existência de maiores conexões entre algumas áreas do cérebro, sobretudo entre as zonas da linguagem, no córtex temporal, e as responsáveis pela interpretação das cores, no lobo occipital. Assim, um estímulo visual como a leitura de uma letra ativa simultaneamente a área cerebral envolvida na leitura e também as zonas do cérebro responsáveis pela visualização das cores.

Fonte: Goodhew S.C., Freire M.R., Edwards M. Enhanced semantic priming in synesthetes independent of sensory binding. Conscious Cogn. 2015 May;33:443-56. doi: 10.1016/j.concog.2015.02.019. Epub 2015 Mar 19.

Deixe uma resposta