Mais força de vontade para atingir seus objetivos

Atingir_objetivos

Muitas pessoas aproveitam o início do ano para traçar seus objetivos, como passar no vestibular, conquistar uma promoção no trabalho, ou alcançar um estilo de vida saudável. Mas com o passar das semanas, notam que estes objetivos vão ficando cada vez mais distantes…

Uma característica importante de pessoas que atingem seus objetivos é a força de vontade, também conhecida como controle de impulsos. Por sorte, evidências científicas sugerem que a força de vontade pode ser treinada através de desafios para a memória de trabalho, similares aos disponíveis no Supera Online.

Um estudo utilizou exercícios de memória de trabalho para gerar mudanças positivas em pessoas com problema de bebida. Os participantes, todos com dificuldade de controlar o impulso por álcool, fizeram 25 sessões diárias de exercícios para a memória de trabalho. Divididos em dois grupos, um grupo era realmente desafiado nesses exercícios, enquanto o outro só ficava nos níveis mais fáceis.

O grupo que era desafiado conseguiu melhorar sua capacidade de memória de trabalho e, principalmente, passou a beber menos que o grupo dos exercícios fáceis. E, mesmo após um mês, os efeitos ainda estavam presentes.

Esse efeito já foi comentado no artigo “Treinamento cerebral para superar as drogas”, onde pesquisadores utilizaram o treinamento da memória de trabalho como ferramenta para o tratamento de viciados em drogas e a prevenção de vícios em geral.

Já no artigo “Treinando o lado emocional do cérebro”, o treinamento da memória de trabalho foi utilizado para fortalecer o controle emocional. Trata-se da habilidade de se regular as emoções ou de direcioná-las para atingir um objetivo, e é o ponto fraco de muita gente, especialmente aqueles que sofrem com transtornos de ansiedade, alimentação ou personalidade.

A ciência está demonstrando que o treinamento cognitivo realmente desafiador pode ajudar as pessoas a controlarem seus impulsos e influenciar importantes escolhas de vida. É por isso que o Supera Online oferece um programa de exercícios para treinar suas habilidades cognitivas, com níveis de dificuldade progressivos para que você seja desafiado na medida certa e consiga extrair o máximo dos benefícios do treinamento.

Fonte:
Houben, Wiers e Jansen. Getting a grip on drinking behavior – training working memory to reduce alcohol abuse. Psychological Science, Julho 2011, vol. 22, n. 7, pp. 968-975

Deixe uma resposta