É possível simular um sorriso sincero?

jovens sorrindo_2

O sorriso é próprio do homem, podemos dizer. No entanto, embora ele traduza nosso caráter humano e sincero, alguns sorrisos às vezes soam falsos. Você sabe por que? Porque, como fez uma equipe de cientistas americanos e europeus, podemos reproduzir “em miniatura” o sorriso de uma pessoa. Micro contrações invisíveis dos músculos de nossa face atestam a autenticidade – ou não – do nosso sorriso…

Em uma conversa, em qualquer situação que seja, muitas vezes somos levados a sorrir e acabamos recebendo um sorriso de volta. Nosso sorriso e o sorriso do interlocutor pode ser sincero ou, ao contrário, demonstrar tédio ou até raiva, no pior dos casos. Desta forma, o sorriso pode traduzir uma grande variedade de sentimentos. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin nos EUA e da Universidade de Genebra (Suíça) fizeram pesquisas com resultados muito claros: eles miniaturizaram os sorrisos de diferentes pessoas e estudaram as micro contrações invisíveis dos músculos envolvidos.

Um sorriso expressa uma emoção positiva real, ou seja, não uma situação inventada ou imaginada. De alguma forma, a pessoa que recebe o sorriso o interpreta. Na realidade, ativamos o mesmo conjunto de músculos que a pessoa que está diante de nós. Para entender o que o outro está sentindo, ou percebemos internamente estas micro contrações, ou nosso cérebro envia aos músculos um comando que nos dá acesso a esta informação.  A teoria se baseia principalmente na descoberta de neurônios espelhos (1990), ou seja, neurônios que se ativam de modo idêntico após terem visto uma pessoa fazer uma ação e quando nós mesmos fazemos esta ação.

Os pesquisadores destacaram este mecanismo projetando para 31 pessoas vídeos de 2 segundos mostrando avatares esboçando diferentes sorrisos segundo os músculos faciais envolvidos. Quando as faces eram mostradas aos participantes, os cientistas observavam a contração de cada um dos músculos faciais dos participantes. Paralelamente, o participante dizia se o sorriso que ele estava vendo era autêntico ou não.

Conclusão: eles faziam um movimento muscular “mimético”, ou seja, que imitava o dos avatares em vídeo. Quando as micro contrações eram intensas o sorriso era considerado mais autêntico, envolvendo a maior parte dos músculos faciais.

Fica a pergunta: podemos simular um sorriso sincero? Potencialmente sim, se ele ativa todos os músculos da face, mas isso sem considerar outros fatores (como a postura da pessoa e a cor da pela dela no momento). Felizmente, agora sabemos que não é tão fácil assim fingir um sorriso.

Source : S. Korb et al., The perception and mimicry of facial movements predict judgments of smile authenticity, PloS ONE

Deixe uma resposta