Cresça na carreira protegendo seu cérebro

proteger_cerebro

proteger_cerebroAté não muito tempo atrás, era comum pensar que o cérebro humano estava fadado a se deteriorar com o passar do tempo, e não havia muito que se fazer a respeito. Com o descobrimento da neuroplasticidade, vimos que o nosso cérebro muda e se adapta aos estímulos recebidos, assim como nossos músculos. A todo o momento, novos neurônios nascem no cérebro e onde eles ficarão ou quanto tempo sobreviverão depende apenas de como você vai usá-los.

Já existem vários estudos revelando maneiras de se proteger o cérebro contra o surgimento do Alzheimer e outras formas de comprometimento cognitivo ao longo da vida. Por coincidência, muitas delas também podem lhe ajudar a turbinar sua carreira profissional. Então, vamos ver a seguir uma seleção das principais dicas:

  • Nunca pare de aprender. As últimas pesquisas demonstram de maneira conclusiva que, quanto mais alto for o nível de educação de uma pessoa, menor a chance de sofrer declínio cognitivo, condição precursora do Alzheimer. Se você criar o hábito de aprender novas habilidades ao longo da sua carreira, não só ficará mais competitivo no mercado de trabalho, quanto fará um tremendo favor para seu cérebro.
  • Faça uma imersão em outa cultura. Especialmente, aprenda outro idioma. Com os negócios se tornando cada vez mais internacionais, além dos diversos eventos que o Brasil sediará nos próximos anos, é importante saber falar inglês e espanhol. Porém, se quiser maiores resultados para seu cérebro, escolha idiomas como o russo, mandarim ou árabe, cujos alfabetos os tornam muito mais desafiadores. Se possível, encare trabalhos no exterior. Além de diferenciar seu currículo dos demais, a exploração e adaptação em novos lugares o forçam a ficar mais atento ao ambiente, o que é um ótimo exercício cerebral.
  • Busque tarefas desafiadoras. O objetivo é se expor a coisas novas e a níveis de dificuldade elevados, para que a tarefa nunca se torne fácil ou rotineira, ou seja, tem que sair da zona de conforto. A variedade é tão importante quanto o desafio. Estudos indicam que a especialização excessiva não é a melhor estratégia para a manutenção da saúde do cérebro no longo prazo.
  • Gerencie o estresse. O estresse excessivo, independente de ser induzido por fatores externos ou pelos próprios pensamentos, mata os neurônios e evita a formação de novos. Exercícios físicos, meditação e até uma boa risada ajudam a proteger o cérebro da devastação causada pela pressão excessiva. Tirar umas férias de verdade de vez em quando também é uma arma comprovada contra o estresse.
  • Tenha muitos amigos. Uma rede vasta e diversificada de amigos é uma vantagem enorme quando se quer mudar de emprego ou contratar a pessoa certa, mas acontece que também faz bem para o cérebro. Pesquisas indicam que interagir regularmente com uma diversidade de pessoas em conversas estimulantes contribui para o aumento do desempenho cerebral e das reservas cognitivas.
  • Pratique exercícios para o cérebro. Diversos estudos sugerem que o treinamento cognitivo pode não apenas melhorar seu desempenho profissional, como também a atitude perante o trabalho e a avaliação positiva dos seus superiores. Escolha um programa desenvolvido para treinar suas habilidades cerebrais que ofereça variedade e desafio crescente, como o Supera Online, e você também terá uma ótima ferramenta para proteger seu cérebro contra o declínio cognitivo e Alzheimer.

Deixe uma resposta