A velhice começa antes dos 30

Velhice_aos_30

Velhice_aos_30Geralmente consideramos que uma pessoa chega à meia idade por volta dos 45 anos. Essa idade é próxima da metade da expectativa de vida e também é quando começam a ficar mais evidentes as perdas na velocidade de raciocínio e na memória. Mas quando essas perdas realmente começam?

Essa é uma questão que tem sido fruto de vários estudos recentes e, por mais difícil que seja de acreditar, a resposta gira entre os 20 e 30 anos, quando atingimos o pico de desempenho mental. Mas isso não significa que depois dessa idade é só ladeira abaixo. É possível retardar os efeitos dessas perdas com treino, quando nosso cérebro acaba utilizando a experiência para desenvolver estratégias que melhorem o desempenho e compensem essas perdas em tarefas da vida real.

Num estudo divulgado em 2009, pesquisadores descobriram que as habilidades mentais das pessoas atingem o desempenho máximo aos 22 anos e começam a deteriorar apenas cinco anos depois. Esse estudo, com 2.000 homens e mulheres durou mais de sete anos.

Os participantes, com idades entre 18 e 60 anos, tinham que resolver quebra-cabeças, recordar palavras e detalhes de estórias, e encontrar padrões em letras e símbolos. Testes similares são geralmente usados para diagnosticar problemas ou declínios mentais, incluindo a demência.

Em 9 dos 12 testes aplicados, o desempenho máximo foi alcançado numa idade média de 22 anos. Nos testes de raciocínio, velocidade de pensamento e visão espacial, aos 27 anos o desempenho já começava a ficar significativamente mais baixo que o pico. A memória começava a mostrar declínio na idade média de 37 anos. Nos outros testes, resultados piores apareciam aos 42 anos. Por outro lado, as habilidades baseadas no conhecimento acumulado, como o vocabulário ou conhecimentos gerais, cresciam até os 60 anos de idade.

Recentemente, um outro estudo, dessa vez analisando estatisticamente uma quantidade gigantesca de dados de um jogo de computador, conseguiu com precisão apontar que o pico do desempenho cognitivo motor ocorre aos 24 anos de idade.

Os pesquisadores analisaram o histórico digital de desempenho de 3.305 jogadores de StarCraft 2, com idades entre 16 e 44 anos. O StarCraft 2 é um jogo de computador de guerra intergaláctica muito competitivo. As milhares de horas registradas forneceram uma compilação enorme de informação sobre como os jogadores reagiam aos oponentes e, mais importante, quanto tempo eles levavam para reagir.

Depois de aproximadamente 24 anos de idade, os jogadores exibiam uma redução numa medida de velocidade cognitiva que é reconhecidamente importante para o desempenho. Mas essa não foi a única descoberta. Jogadores mais velhos, embora mais lentos, pareciam compensar essa perda cognitiva motora utilizando estratégias mais simples e fazendo um uso mais eficiente da interface do jogo que os jogadores mais jovens, permitindo-os manter suas habilidades.

Esses estudos mostram a importância de cuidarmos bem do nosso cérebro desde jovens. Como o nosso cérebro é plástico, ou seja, possui a capacidade de se adaptar às mudanças, temos que sempre desafiá-lo na medida certa para que o nosso desempenho no dia a dia não seja afetado por essas perdas relacionadas à idade. Uma das maneiras de se prevenir o declínio cognitivo é através do treinamento cerebral.

Com uma alimentação equilibrada, sono adequado, vida social ativa, controle do estresse, exercícios físicos e estímulo mental constante, temos condições de melhorar nosso desempenho mental durante a vida adulta e ainda garantir uma velhice com mais saúde.

Fontes:

Timothy Salthouse. When does age-related cognitive decline begin?Neurobiology of Aging. Volume 30, Issue 4 , pp 507-514, April 2009.

Thompson, Blair e Henrey. Over the Hill at 24: Persistent Age-Related Cognitive-Motor Decline in Reaction Times in an Ecologically Valid Video Game Task Begins in Early Adulthood. PLoS ONE 9(4): e94215, April 2014.

Deixe uma resposta