Cientistas estudam a empatia

cientistas-estudam-a-empatia

cientistas-estudam-a-empatiaUm jogo de videogame é capaz de aproximar pessoas ou a presença de uma pessoa próxima que pode intensificar uma sensação de dor. Os dois fatos, quando observados em pesquisas de psicologia social, demonstraram que a empatia não se manifesta na presença de um desconhecido.

Os pesquisadores fizeram uma experiência com ratos e constataram que os roedores respondiam mais a estímulos de dor moderados na presença de animais ‘conhecidos’ do que ao lado de ratos com quem nunca haviam convivido antes.

Os pesquisadores procuraram saber se o mesmo fenômeno podia ser observado em humanos. Estudantes foram orientados a colocar o braço dentro de uma bacia de água gelada, o que corresponde ao estímulo de dor moderado. A ação foi efetuada duas vezes, uma diante de um desconhecido e outra na presença de um amigo. Assim como os ratos, os estudantes sentiram uma dor mais intensa quando estavam ao lado de uma pessoa próxima.

Em seguida, os pesquisadores reuniram dois estudantes que não se conheciam para jogar uma partida de Rock Band durante 15 minutos. Rock Band é um videogame que consiste em criar uma banda de rock virtual com vários jogadores tocando diferentes instrumentos musicais. No fim da partida, foi aplicada novamente a experiência da bacia de água gelada aos dois estudantes. E constatou-se a existência de empatia, pois a dor sentida por ambos foi equivalente à experimentada com um amigo.

“À primeira vista, sentir uma dor mais intensa na presença de um amigo não é uma boa notícia. Mas trata-se, na verdade, de um sinal de empatia entre os indivíduos. Eles sentem a dor do outro”, disse Mogil, um dos autores do estudo. “Foi comprovado que uma experiência compartilhada tão superficial como uma partida de videogame consegue transformar um ‘desconhecido’ em ‘amigo’, criando um nível de empatia significativo”, acrescentou.

Segundo os autores da pesquisa, estes resultados representam mais um avanço no entendimento dos mecanismos sociais que regem as relações entre os indivíduos. Trazem também novos dados para compreender os distúrbios psicológicos ligados à falta de empatia, como alguns casos de autismo ou psicopatia.

Fonte : Martin L.J., Hathaway G., Isbester K., Mirali S., Acland E.L., Niederstrasser N., Slepian P.M., Trost Z., Bartz J.A., Sapolsky R.M., Sternberg W.F., Levitin D.J., Mogil J.S. Reducing Social Stress Elicits Emotional Contagion of Pain in Mouse and Human Strangers. Curr Biol., 2015 Feb 2;25(3):326-32. doi: 10.1016/j.cub.2014.11.028

Deixe uma resposta